sexta-feira, 17 de junho de 2011

Frações!!!...

Fração...

Em linguagem matemática fração é a forma de representar as partes consideradas de cada uma dos inteiros. Ela é escrita utilizando um par de números: um deles, o denominador, vai indicar em quantas partes iguais o inteiro foi dividido, e o outro, o numerador, irá indicar a quantidade dessas partes a serem considerados. O denominador e o numerador são termos de fração.

Para que existem as frações?

Elas servem para representar partes iguais de inteiros ou partes iguais de quantidades.

Exemplo: Imagine que sua mãe fez uma deliciosa torta de chocolate. Poderia dividir a torta assim, para 4 pessoas. Quem ficar com a parte menor reclamaria. Por isso surge a necessidade de dividi - lá em 4 partes iguais.



Nas frações devemos ler o denominador para depois lermos o numerador. 
Os denominadores 2 e 3 são lidos meios e terços. Frações com  denominadores de 4 a 9, lemos o numerador e depois o denominador  como um numeral ordinal; (quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo e nono). Assim como o 10, 100, 1000. Lemos como numeral ordinal; (décimo, centésimo, milésimo).
Nas outras frações que têm denominador acima de 9, e que não são decimais, lemos o numerador e a seguir o denominador acrescido da palavra avos.
O que caracteriza uma fração é que o inteiro considerado, de qualquer tamanho ou forma, seja dividido em partes iguais.

OBS:- As atividades foram desenvolvidas pelas alunas Joyce Taylor e Valéria Araújo, ambas alunas e bolsistas do programa PIBID - UNIFEV em conjunto com a Capes...as atividades tiveram a orientação da professora Renata Laudemira Giovanini, que leciona na E.E Dr. José Manoel Lôbo onde o programa é desenvolvido, e pela Mestra e Coordenadora do PIBID-MATEMÁTICA Professora Milena Aparecida Batelo Ramos!!!
As crianças se envolveram muito com as atividades realizadas, e aprenderam com muito gosto uma das matérias que muitos adultos tem dificuldade...o trabalho das meninas foi realizado com muito sucesso!!! PARABÉNS meninas...arrasaram!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário